Qual a cidade universitária escolher?

  Lisandra Matias – Jornalista

17/12/2019

Qual a cidade universitária escolher para viver durante os anos de duração do curso?

Reino Unido possui mais de 120 cidades universitárias, para fazer a escolha certa, é importante que você analise as possibilidades que estão ao seu alcance.

Caso você esteja indeciso entre duas universidades muito semelhantes, a resposta pode estar na escolha da cidade mais alinhada com o seu perfil. Este artigo pode te ajudar a eleger o melhor lugar para que se sinta em casa.

Embora a posição nos rankings e as perspectivas de pós-graduação sejam importantes ao escolher o curso universitário certo para você, o “fator cidade” pode oferecer uma nova perspectiva e pode impactar sua experiência geral. Vale a pena você considerar o que fazer para se divertir, a oferta de trabalhos para estudantes, o custo de vida e até mesmo a energia que a cidade pode te passar.

Fatores-chave para escolher a cidade

Estas informações podem ajudá-lo a decidir o tipo de cidade ou a cidade em que você gostaria de passar seus anos de universidade:

Facilidade de ligação aérea com o Brasil

Se você planeja vir ao Brasil com alguma frequência, deve considerar se tem ou não paciência para voos mais longos com conexões e até mesmo mudança de terminal ou se você prefere pegar apenas voos diretos.

Só existem voos diretos entre o Brasil e Londres, para qualquer outro destino no Reino Unido você precisará fazer ao menos uma conexão que poderá ser Londres ou outra capital europeia, se optar viajar por uma companhia de outro país.

Por outro lado, essa possibilidade pode ser até interessante. A TAP, por exemplo, oferece o programa Stopover que te permite ficar até 5 dias em Lisboa ou no Porto e depois seguir para Londres, Manchester, Newcastle e Southampton.

Cidade maior ou cidade menor

Embora cidades grandes como Londres ou Birmingham possam parecer incríveis, oferecendo inúmeras coisas para fazer, na realidade elas podem ter também as suas desvantagens. Será que você terá tempo e dinheiro para desfrutar com frequência noitadas incríveis, restaurantes caros, shows e baladas?

Em alternativa existem várias cidades menores, algumas delas você pode andar a pé ou de bicicleta – como Cambridge, Edimburgo, Nottingham ou Leeds –, o ambiente pode ser mais tranquilo e mais verde e você pode ter muito facilitado o acesso à primeira aula de manhã.

Custo de vida

O custo de vida – seja o alojamento, os transportes, a comida ou o preço de uma cerveja – pode variar bastante dependendo de onde você estiver no país.

A escolha de uma das universidades de Londres, pode dar-lhe acesso a uma longa lista de coisas a serem realizadas, algumas até gratuitas, mas o status de uma das cidades mais famosas do mundo significa também um custo de vida mais elevado.

Dependendo da cidade que venha a escolher o custo de vida pode ser até 35% mais caro ou mais barato.

Seus interesses e hobbies

Há quem prefere cidades maiores mais agitadas e aqueles que preferem cidades mais tranquilas, com menos agitação. Por outro lado, você pode ser um apaixonado por história, por esportes ou por natureza. Como as variáveis são muitas, há que identificar a cidade que pode proporcionar-lhe o que você gosta e o que você necessita. Por exemplo, se você é um praticante de surf ou de remo, com certeza irá encontrar mais possibilidades em Brighton do que em Sheffield.

Mas lembre-se:

Ao tomar a decisão global, você deve priorizar a coisa mais importante que é a escolha do curso certo, em vez de basear tudo na escolha da cidade.

Se você tem em mente uma universidade ou cidade na qual gostaria de estudar, pesquise em nosso site mais informações! Se desejar, use os serviços de consultoria da OK Student que o apoia e orienta em todo o processo, até mesmo depois que você já estiver lá.

A OK Student possui embaixadores em oito cidades do Reino Unido, e caso uma dessas for a sua cidade escolhida poderá ainda contar com esse apoio que não se sinta sozinho!


Últimas publicações
Mestrado no Reino Unido: experiências de um brasileiro
Escolha do curso e da universidade no exterior: é fundamental saber pesquisar e conhecer as opções
University College London (UCL) destaca-se pelo impacto global de seu ensino e pesquisa

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!