Acertando na escolha do curso: 9 passos

Valéria Mateus – Diretora Executiva da OK Student Brasil
06/01/2020

Ainda não tem certeza sobre como escolher seu curso?

Com milhares de opções de cursos, como escolher o certo? Primeiramente, você precisa ter com clareza a área profissional que pretende seguir. Parece uma missão quase impossível, mas, felizmente, não é. Seguindo um processo organizado, você aumentará suas chances de tomar uma boa decisão.

Auto-avaliação

Antes de partir para a escolha da profissão certa, você precisa conhecer-se a si mesmo. Os seus valores, os seus interesses, as suas habilidades pessoais e aptidões, alinhados ao seu tipo de personalidade, tornam algumas profissões adequadas e outras não.

Para coletar informações sobre o seu perfil use ferramentas de auto-avaliação, faça testes vocacionais e de aptidão profissional e, em seguida, crie uma lista de ocupações que se encaixam melhor com você. Ainda há a opção de aconselhamento de profissionais especializados que podem orientá-lo neste processo. A OK Student não faz orientação vocacional, mas nossos consultores têm formação adequada e experiência para ajudá-lo a encontrar o curso perfeito para seus objetivos, conheça os serviços oferecidos.

Faça uma lista de profissões para pesquisar

Provavelmente, neste momento, você terá várias listas de profissões à sua frente, geradas por cada uma das ferramentas. Junte todas as profissões em uma lista apenas.

Primeiro, separe as profissões que aparecem em várias listas sob o título “Profissões a serem exploradas”. Suas auto avaliações indicaram que são uma boa opção, portanto vale a pena pesquisar mais sobre elas.

Em seguida, identifique outras profissões que despertam seu interesse. Podem ser profissões que você tenha pouco conhecimento e deseje saber mais a respeito. Inclua também profissões que sejam desconhecidas, pois poderá aprender algo inesperado.

Explore as profissões em sua lista

Neste ponto, você terá restringido sua lista em torno de dez a vinte opções. Agora, procure obter informações básicas sobre cada uma delas.

Procure a descrição de funções e requisitos educacionais, de treinamento e de licenciamento. Pesquise as perspectivas futuras da profissão, pois algumas correm o risco de desaparecer ou perder relevância. Use dados oficiais do mercado de trabalho para obter informações sobre salários e perspectivas de emprego.

Crie uma lista curta

Com mais informação em mãos, restrinja sua lista ainda mais. Baseando-se no conhecimento adquirido com as suas pesquisas, comece a eliminar as carreiras que não deseja seguir adiante. Você deve terminar entre duas e cinco ocupações nesta sua lista curta.

Se os motivos para encontrar uma carreira inaceitável não são negociáveis, exclua da sua lista. Remova todas as profissões que tenham tarefas que não lhe agradam. Elimine profissões com perspectivas baixas de emprego. Livre-se de qualquer ocupação na qual não esteja disposto a cumprir os requisitos de formação, ou se não tiver algumas das habilidades necessárias para ter sucesso nela.

Entreviste profissionais

Quando você tiver apenas algumas profissões restantes em sua lista, parta para uma pesquisa mais aprofundada. Procure entrevistar profissionais da área em que você está interessado. Eles podem fornecer informações mais detalhadas sobre as profissões que estão em sua seleção final. Acesse algumas redes (LinkedIn por exemplo) para encontrar as pessoas para fazer essas entrevistas.

Escolha a sua profissão

Finalmente, depois de toda sua pesquisa, você provavelmente estará pronto para fazer sua escolha. Opte pela profissão que você acredita trazer mais satisfação com base em todas as informações coletadas. Perceba que você poderá mudar a sua decisão a qualquer momento da sua vida, e será um erro continuar fazendo algo que não lhe estiver dando prazer. Fazer o que gosta representa 50% de chances de você ser bem-sucedido.

Estabeleça os seus objetivos

Depois de tomar a decisão sobre a profissão a seguir, trace suas metas de curto e longo prazo. Isso o ajudará a definir o caminho para conquistar o seu objetivo profissional. As metas de longo prazo normalmente levam de três a cinco anos para serem alcançadas, enquanto as de curto prazo podem ser cumpridas dentro de seis meses a três anos.

Na sua pesquisa, você deve ter anotado a formação acadêmica que precisa adquirir e outras necessidades complementares. Se você não tiver todos os detalhes, aprofunde mais a sua pesquisa. Depois de ter todas as informações, defina as suas metas. Um exemplo de uma meta de longo prazo seria concluir sua formação acadêmica. Os objetivos de curto prazo podem incluir a inscrição em faculdades e em programas de treinamento e estágios.

Elabore um plano de ação de carreira

Trata-se de um documento escrito onde você estabelece todas as etapas que se propõe cumprir para alcançar os seus objetivos. Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A ao B, depois do C ao D. Anote todas as suas metas de curto e longo prazo, além das etapas que você precisará seguir para alcançar cada uma delas. Inclua também os desafios que possam atrapalhar a conquista de seus objetivos – e as maneiras de superá-los.

Isso pode parecer muito trabalho – e é. Mas é muito mais fácil criar uma carreira e atingir um objetivo quando você sabe o que deseja. Ao tomar essas medidas com antecedência, você economizará muito esforço.

O curso certo

Fazer o curso certo poderá ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais facilmente. Será a chave para você fazer o que gosta de verdade, sentir-se realizado e ser mais feliz. Mas como encontrar o curso certo em meio a uma oferta tão grande?

Sim, são milhares de cursos. Mais de 35.000 opções de graduação e mais de 8.000 de pós-graduação disponibilizados por mais de 125 universidades. Alguns você nem imagina existir, logo, jamais os procuraria. Para imaginar este cenário, observe o exemplo de uma pesquisa de curso de graduação em Matemática. Encontramos cerca de 1.500 opções, algumas podem parecer bem estranhas, mas, com certeza, são perfeitas para alguém:

  • Business and Mathematics
  • Mathematics with Economics
  • Mathematics and Computer Science
  • Education and Mathematics
  • Mathematics and Statistics
  • Mathematics and Physics
  • Accountancy and Mathematics
  • Mathematics and Philosophy
  • Actuarial Mathematics
  • Financial Mathematics and Statistics
  • Mathematics with Financial Mathematics
  • Mathematics with Computing
  • Computing and IT and Mathematics
  • Mathematics and Meteorology
  • Chemistry with Mathematics
  • Physics with Mathematics Education with QTS
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Building Stream) (STEM)
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Computing Stream) (STEM)
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Environmental Stream) (STEM)
  • Discrete Mathematics

Na OK Student você encontrará consultoria acadêmica, prestada por profissionais com formação adequada, “experts” em encontrar o curso perfeito que se encaixe com o sonho de cada um.



Últimas publicações
Confira 10 grandes descobertas que ocorreram em universidades do Reino Unido
Além da formação acadêmica e profissional, estudar fora traz vantagens pessoais
Graduação no exterior é forma eficaz de ganhar domínio em um idioma

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!