Quais as melhores universidades do Reino Unido para uma pós-graduação

Lisandra Matias – Jornalista
19/05/2020

Para além das cobiçadas top 5, como Cambridge e Oxford, o estudante deve ter atenção a área de conhecimento que pretende seguir, seu perfil acadêmico e condições financeiras

As universidades do Reino Unido são reconhecidas mundialmente por seu elevado padrão de qualidade. Algumas delas encabeçam os mais prestigiados rankings nacionais e internacionais de educação superior e, por isso, são as mais cobiçadas do país, como University of Cambridge, University of Oxford, University of St Andrews, London School of Economics and Political Science (LSE), Imperial College London e University College London (UCL).

Raimundo Sousa, diretor da OK Student Brasil , empresa de consultoria especializada em cursos de graduação e pós-graduação no Reino Unido, observa, no entanto, que a melhor universidade depende do perfil de cada estudante . “É difícil dizer, por exemplo, quais são as cinco melhores instituições de ensino superior do país para uma pós-graduação por uma razão muito simples: depende do curso que o estudante quer fazer e da área que pretende seguir.” Ele conta que são, no mínimo, 18 diferentes áreas do conhecimento e que há universidades de excelência em cada um desses segmentos que, possivelmente, não constam entre as top 5 ou top 10.

Perfil do estudante

A escolha da melhor universidade para cada um está relacionada também ao histórico escolar e perfil de cada estudante. Isso porque há uma série de limitações para o ingresso, como o nível de inglês, as notas com as quais concluiu o Ensino Superior e a qualidade das experiências profissionais até então. “Muitas vezes não adianta escolher Oxford, pois é você e um milhão de pessoas do mundo todo disputando as mesmas vagas. Tem que ter excelentes notas e nível de inglês elevado para conseguir”, alerta o diretor.

Segundo ele, cada estudante tem que considerar as suas condições e momento de vida , que podem ser diversos, como aqueles que acabaram de se formar, quem está desempregado e vai estudar fora por um ano para dar um upgrade na carreira ou mesmo um profissional que vai ter essa experiência bancado pela empresa.

Atenção ao orçamento

Outro ponto importante é que a melhor universidade também deve estar ao alcance financeiro do estudante. Dependendo da cidade, o custo de vida pode ser maior ou menor . Ainda no aspecto financeiro, outra questão que vai pesar nessa definição é se a pós vai envolver ou não trabalho e experiência profissional, já que o estudante pode fazer uma pós-graduação com duração de um ano e meio e permanecer por outros dois anos no país trabalhando. “É possível, por exemplo, cursar um pré-master por quatro meses e depois fazer a pós-graduação com duração de um ano e estágio integrado”, exemplifica Sousa.

“São várias possibilidades. A melhor universidade é aquela que vai atender à realidade e às condições de cada estudante . Considerar essas variáveis é fundamental para fazer uma boa escolha, e uma consultoria pode ajudar muito nesse processo.”


Últimas publicações
Consultoria internacional aposta no mercado brasileiro
Estudando em Cambridge
Os talentos de Oxford

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!
×

Powered by WhatsApp Chat

× How can I help you?