Estudar Engenharia no Reino Unido – O significado de BSc, BEng e MEng

Manoel Botelho – Consultor Acadêmico Sênior da OK Student
28/05/2020

Que tipo de formação é necessária pra ser um engenheiro ou uma engenheira? Qual a melhor opção de curso? E como seria ser formado em engenharia na Inglaterra? Se até mesmo aqui no Brasil temos muitas questões a analisar, imagine então uma graduação na terra da rainha Elizabeth.

O Reino Unido valoriza tanto o estudo das engenharias que um dos maiores prêmios que se pode receber de reconhecimento mundial na área é o Queen Elizabeth Prize for Engineering. Então, pode-se notar que se você está pensando em fazer engenharia no Reino Unido com certeza não irá se decepcionar!

A escolha de um curso passa por diversas questões, são inúmeras possibilidades na área de engenharia na Inglaterra, como eletrônica, biomédica, civil, automotiva, aeroespacial, aeronáutica e tantas outras inusitadas, às vezes, a gente nem imagina. Além disso existem algumas siglas, essas letrinhas, que vêm junto com o nome que muitas vezes causam confusão: BSc, BEng e MEng. O que estas siglas fazem de diferenças na minha formação de engenheiro?

Estas diferentes siglas aparecem em todos os cursos do Reino Unido, mas especificamente para Engenharia, o que precisamos saber? Primeiramente o que cada uma destas siglas significa: BSc é Bachelor of Science, BEng é Bachelor of Engineering, e MEng Master of Engineering. E aí qual a diferença entre um BSc Engineering e um BEng, por exemplo? Posso já fazer o MEng na graduação?

Principais diferenças

Vamos falar primeiro dos Bacharelados, as siglas que começam com a letra “B”. O BSc em engenharia tem um caráter mais científico do estudo da engenharia, ou seja, o BSc em engenharia te apresenta mais pesquisa sobre os fundamentos teóricos e princípios da engenharia. Já o BEng é mais focado na parte profissional e vocacional das engenharias, ou seja, ele é um curso mais prático, enquanto os BSc tendem a ser mais teóricos, mas isto não quer dizer que não haja prática no BSc, afinal de contas quem estuda engenharia, seja em qual nível for, quer por a mão na massa! Tanto o BSc quanto o BEng são cursos de 3 anos, em geral. Já o MEng é um programa de 4 anos e por ter um ano a mais, ele oferece aos alunos uma qualificação mais alta. Mesmo sendo um curso de pós-graduação o MEng te dará o grau de “Master”, sendo por isso chamado de um advanced undergraduate program. Uma outra questão a se analisar é que os requisitos de entrada nos cursos podem variar e, em geral, para o MEng as exigências são mais altas.

Um fator importante a ser considerado é que para obter o registro no Engineering Council do Reino Unido como Engenheiro com todas as prerrogativas de um Chartered Engineer, você precisa ter um nível avançado de estudos, ou seja, além do bacharelado é necessário que você faça algum curso de pós-graduação. Neste caso existem praticamente dois caminhos a se escolher, um curso de graduação que seja registrado nas instituições profissionais de engenharia e depois fazer mais um mestrado na área, ou a segunda opção seria fazer a graduação com mestrado integrado, o MEng que acabamos de comentar. Lembrando que estamos falando no processo de obtenção do registro de Engenheiro no Reino Unido.

Claro que a escolha do curso é pessoal e cada um deve pensar em seus próprios desejos, requisitos e ambições. Contudo, uma boa escolha sempre passa por saber quais são as verdadeiras e reais opções diante de você, se você não sabe as opções como fará uma boa escolha? Bom, agora pelo menos você já sabe quais são as diferenças que estas letrinhas fazem na sua formação e no seu diploma!


Últimas publicações
Os talentos de Oxford
Quanto custa uma graduação no Reino Unido?
De malas prontas para o seu futuro profissional

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!