Estudar na Inglaterra ou estudar no Reino Unido?

Valéria Mateus – Diretora Executiva da OK Student Brasil

Observando as expressões mais pesquisadas no Google por brasileiros interessados neste tema, é possível verificar que “estudar na Inglaterra” é pesquisado com uma frequência 8,5 vezes maior do que “estudar no Reino Unido”. Qual das duas estará mais correta, ou poderá ser ainda “estudar numa universidade britânica na Grã-Bretanha” a melhor opção? Será no fundo, tudo a mesma coisa?

Claro que estamos nos referindo ao mesmo país. Para podermos esclarecer qualquer dúvida que possa existir, aqui vai um curtíssimo resumo esclarecedor.

A história registrada desta região da Europa é datada do ano 43 d.C. com a chegada do Império Romano, quando a região passou a denominar-se Província Romana da Britânia.

No final do século X e início do século XI, já sem os romanos no local e depois de muitas guerras, a região apresentava-se dividida em quatro nações, a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda, que ao longo da história se agruparam em um único país:

  1. • No ano 1535 o País de Gales foi anexado pela Inglaterra;

  2. • Em 1707, a Inglaterra (que já incluía o País de Gales) funde-se com a Escócia dando origem a Grã-Bretanha unificada;

  3. • Já em 1801 a Grã-Bretanha se unifica com a Irlanda e dá origem ao Reino Unido.

  4. • Em 1922 a República da Irlanda (Irlanda do Sul) se retira da união e The United Kingdom (Reino Unido) ou UK fica tal como se conhece hoje, reunindo quatro países em um só.

Nesse contexto, você poderá dizer que pretende estudar em uma universidade da Inglaterra se ela estiver efetivamente localizada na Inglaterra, porém se ela estiver localizada na Escócia ou no País de Gales esta informação estará equivocada. Então, por via de dúvidas, é preferível dizer que pretende estudar em uma universidade do Reino Unido.

Mas com um território tão diverso, onde estão as melhores universidades!? Eu responderia, que em todo o Reino Unido você pode encontrar excelentes universidade e, com certeza, aquela que melhor atenderá seus objetivos.

A título de curiosidade, entenda como se formou a bandeira do Reino Unido:


Últimas publicações
Berço da música
Mestrado e doutorado no Reino Unido
Irlanda do Norte: uma excelente opção para sua graduação