Estudar Artes na Inglaterra – o que precisa saber

Estudar artes no Reino Unido

Tatiana Castro – Consultora Acadêmica Sênior da Ok Student
19/06/2020

O ser humano se expressa e se comunica por desenhos há 30 mil anos, por isso, David Hockney argumenta que ensinar artes é ensinar a olhar o mundo, pois mais do que aprender sobre técnicas, estudar artes é compreender os aspectos históricos, filosóficos e políticos e desenvolver o pensamento crítico.

No geral, o termo Fine Arts refere-se às Belas Artes e contempla a pintura, desenho e escultura que são criadas e admiradas como forma de expressão artística, sem função prática. Contudo, a área tem se diversificado bastante ao longo da história humana e os departamentos de Artes contemplam cursos de História da Arte, Artes Cênicas, Cinema, Teatro, Televisão, Design, Arquitetura, Fotografia, Escrita Criativa, Moda, Ourivesaria, dentre outros.

Além disso, a grade curricular dos cursos nas universidades inglesas varia bastante de universidade para universidade, podendo ter uma ênfase maior na parte teórica (curadoria, análise crítica e interdisciplinar) ou prática.

Pode ainda ser multidisciplinar, contemplando diversas técnicas ou expressões, ou ser direcionado para uma específica, os chamados cursos vocacionais, como por exemplo: BA Fine Art: Drawing; BA Fine Art: Sculpture; BA Fine Art: Painting; BA Fine Art: Computational Arts; BA Fine Art Photography.

Carreira

Além da carreira de artista propriamente dita, a formação superior em artes possibilita seguir uma infinidade de caminhos profissionais na indústria criativa e do entretenimento, tais como em Curadoria, Educação, Produção Cultural, Produção Têxtil, Comunicação, Setor de Lazer e Cultura no geral.

Dessa forma, é importante pesquisar o relacionamento da instituição com a indústria de interesse do estudante, uma vez que, a fim de facilitar a realização de estágios e ingresso no mercado de trabalho, as universidades na Inglaterra possuem parcerias com galerias, museus, conselhos, institutos, centros de artes e tecnologia, coletivos, empresas de entretenimento, entre outros.

Requisitos de Ingresso e Portfólio

Além dos requisitos regulares (média e nível de inglês), para se candidatar a um curso da área de Artes na maior parte das vezes é necessária a apresentação de um portfólio. É recomendado também enviar imagens dos rascunhos que possam demonstrar como é o processo por trás do trabalho pronto, com o objetivo de mostrar como suas ideias se desenvolvem.

Para cursos de Fine Arts geral, o portfólio deverá ser composto por diversos tipos de técnicas, mas se é um curso vocacional, o portfólio deverá ser elaborado na técnica escolhida pelo estudante. Já cursos de Arts and Design, elementos da área deverão ser contemplados, como por exemplo, objetos 3D e uso de computação gráfica. Para Artes Cênicas, os candidatos poderão ser convidados a participar de uma audição individual ou em grupo. Por sua vez, cursos de Escrita Criativa poderão exigir a apresentação de textos que demonstrem as habilidades e trabalho do candidato.

Outra dica importante é demonstrar interesse pela arte e design contemporâneos enviando junto ao portfólio, evidências de exposições que tenha visitado e suas opiniões sobre elas. Algumas universidades também entrevistam os candidatos, a fim de compreender o trabalho apresentado no portfólio, por isso é importante que o estudante esteja preparado. Um bom portfólio e uma boa entrevista são tão importantes que poderão compensar um perfil acadêmico considerado insuficiente a princípio, tais como nota e nível de inglês. Por isso, se você está interessado em estudar Artes no Reino Unido, dedicação e capricho na criação do seu portfólio são essenciais!


A Ok Student pode orientá-lo em todo esse processo, através de uma consultoria acadêmica completa, que leva em conta sua realidade, objetivos e interesses para encontrar o curso, universidade e cidade ideais para você! Tratamos também de toda a parte burocrática para que você não precise se preocupar com nada, além de ter uma experiência incrível no Reino Unido!


Últimas publicações
Os talentos de Oxford
Quanto custa uma graduação no Reino Unido?
De malas prontas para o seu futuro profissional

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!