Estudar Relações Internacionais no Reino Unido

Mariana Calbucci – Consultora Acadêmica Sênior da Ok Student
19/06/2020

O primeiro curso de Relações Internacionais do mundo surgiu em 1919, no Reino Unido, País de Gales, muito conectado com o final da primeira guerra mundial, quando a necessidade de se estabelecer tratados e acordos entre os países, tornou-se uma necessidade urgente.

Até então, os assuntos relacionados com a interação entre os países, eram discutidos por outras áreas do conhecimento, como direito, economia e ciências sociais, especialmente por diplomatas e soldados.

Com a importância de haver especialistas teóricos para a administração dos conflitos e com a intenção primordial de se estabelecer a paz mundial, nasce um novo profissional, estudante de um currículo multidisciplinar e abrangente, incluindo matérias como história, política, filosofia, geografia, estatística e administração.

Depois de muitas mudanças na sociedade, com reflexões acerca do ser humano e seus direitos, tanto a disciplina como o mercado de trabalho, passam a ser transformados e ampliados a outros campos e demandas, envolvendo questões éticas e morais. O profissional então, encontra o seu lugar em ONG’s, cargos públicos, consultoria e planejamento de instituições privadas, dentre outros.

Atualmente, existem 10 universidades de excelência acadêmica no Reino Unido de reconhecimento mundial, que oferecem Relações internacionais com especializações diversas, associadas a criminologia, literatura, música, dança, moda, cinema, estudos bíblicos, dentre outros. Existem cursos mais voltados para estudos sociais enquanto outros se focam mais em estudos estatísticos e científicos.

Geralmente, é integrado ao departamento de política ou história. Mas na London School of Economics and Political Science (LSE), encontra-se também no departamento de sociologia, no qual envolve debates contemporâneos na interseção entre desigualdade, migração, ecologia urbana e mudanças climáticas, entre outros.

Nos cursos de Relações Internacionais é possível eleger matérias optativas para compor os seus estudos e torná-los ainda mais personalizados aos seus objetivos. Vale se dedicar também à possibilidade de ingressar em um curso, que te dê a chance de estudar o terceiro ano em outro país – para essa conquista, é necessário que o aluno se esforce para atingir notas exemplares durante os dois primeiros anos. Este formato de curso, com o placement year, não é exclusivo para Relações internacionais, mas é uma vantagem que agrega muito valor para o profissional desta área.

Se você decidiu estudar Relações Internacionais, independente da área que tenha se identificado, encontrará muitas oportunidades profissionais. Uma dica valiosa para que tenha sucesso em sua carreira, vai além dos estudos teóricos. É, portanto, a sua experiência prática! Procure viver em outro país, participar de trabalhos voluntários, conhecer realidades socioeconômicas diversas, fazer amizade com pessoas de outras culturas, aprender idiomas e se aventurar!

O Reino Unido pelas suas características apresenta-se como o país ideal para o estudante que pretende ingressar em Relações Internacionais. A população acadêmica apresenta uma riquíssima diversidade cultural – cerca de 500.000 estudantes oriundos de mais de 190 países estudam anualmente no país. Além disso estudar no Reino Unido te dá a possibilidade de adquirir uma fluência nativa na língua inglesa, a língua oficial das relações internacionais, o que será fundamental para a sua carreira.

O curso de Relações Internacionais irá prepará-lo para entender como articular negociações, administrar suas decisões e considerar outras opiniões além das suas. Assim, poderá colaborar com o objetivo original, que é estabelecer a paz, o entendimento e a harmonia global, para uma sociedade mais integrada e inter-relacionada.


A Ok Student pode orientá-lo em todo esse processo, através de uma consultoria acadêmica completa, que leva em conta sua realidade, objetivos e interesses para encontrar o curso, universidade e cidade ideais para você! Tratamos também de toda a parte burocrática para que você não precise se preocupar com nada, além de ter uma experiência incrível no Reino Unido!


Últimas publicações
Os talentos de Oxford
Quanto custa uma graduação no Reino Unido?
De malas prontas para o seu futuro profissional

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!