Veja como aperfeiçoar o inglês sem sair de casa

Lisandra Matias – Jornalista

10/08/2020

Assistir filmes e séries no idioma original, ler livros e revistas na língua e estudar em sites e aplicativos específicos aumentam a exposição ao idioma e aceleram o aprendizado

Em tempos de pandemia, em que as pessoas passam mais tempo em casa, é possível aproveitar esses momentos para aperfeiçoar o inglês. Assistir filmes e séries no idioma original, ler livros e revistas na língua inglesa e acessar sites e aplicativos específicos ajudam a treinar vários aspectos, como compreensão oral, compreensão escrita e leitura.

Sonia Teixeira, gestora do departamento de exames de inglês da OK Student, empresa de consultoria para estudantes brasileiros que querem ingressar numa universidade no Reino Unido, sugere assistir filmes e séries na língua inglesa, deixando também a legenda em inglês. “Enquanto ouve e treina a compreensão oral, o estudante visualiza como se escreve, o que ajuda muito quando tiver que redigir algo, por exemplo, em provas ou exames”.

A gestora também recomenda sites específicos, como o Duolingo (www.duolingo.com), uma das maiores plataformas de aprendizagem gratuita de idiomas, também disponível em aplicativo. “Como em um jogo, ao fazer os exercícios e as atividades, os usuários vão acumulando pontos e passando por diferentes níveis de dificuldade”.

Outra iniciativa importante é ler livros, revistas e conteúdos da internet na língua inglesa. Para se engajar ainda mais na leitura, o estudante pode escolher textos sobre temas de seu interesse — como esportes, artes, comportamento etc. O importante é estar em contato com a língua, o que vai permitir ampliar o vocabulário e fixar estruturas gramaticais e, assim, aprofundar os conhecimentos.

“A quarentena pode ser um momento oportuno para estudar e aperfeiçoar o inglês. Não apenas para quem quer estudar no Reino Unido, mas para qualquer pessoa ou profissional, pois o inglês é a língua universal, importante para os estudos, para o trabalho e para viagens também”, afirma Sonia.


Últimas publicações
Berço da música
Mestrado e doutorado no Reino Unido
Irlanda do Norte: uma excelente opção para sua graduação