QS World University Rankings 2021: 4 das universidades do Reino Unido estão entre as Top 10

Lisandra Matias – Jornalista

16/10/2020

Na tradicional classificação, que avaliou mais de mil universidades, Oxford, Cambridge, Imperial College London e University College London (UCL) figuram entre as melhores do mundo

Na edição de 2021 do QS World University Rankings, um dos principais rankings acadêmicos internacionais, quatro universidades do Reino Unido estão entre as Top 10 do mundo: University of Oxford (5ª colocação), University of Cambridge (7ª), Imperial College London (8ª) e University College London (10ª). Para efeito de comparação, a universidade brasileira mais bem colocada foi a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na 115ª posição (acima dessa posição o Reino Unido possui 18 universidades).

Realizado pela Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em ensino superior, o ranking avaliou mais de mil universidades de todo o mundo, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica (responsável por 40% da composição do conceito final), reputação entre empregadores (10%), proporção de docente por aluno (20%), citações científicas (20%), proporção de estudantes estrangeiros (5%) e proporção de docentes internacionais (5%).

A reputação acadêmica é medida a partir de uma pesquisa de opinião realizada com mais de 100 mil acadêmicos de todo o mundo, que consideram a qualidade do ensino e da pesquisa das universidades avaliadas. A reputação entre empregadores leva em conta as quase 50 mil respostas a uma pesquisa feita com empregadores, que identifica as instituições de onde eles obtêm os melhores graduados.

A citações científicas dizem respeito às pesquisas produzidas pelos docentes de cada instituição que têm impacto no ambiente acadêmico internacional, ou seja, o quanto elas são citadas em outros trabalhos científicos. Para esse cálculo, considera-se o número total de citações recebidas por todos os artigos produzidos por uma instituição, ao longo de um período de cinco anos, dividido pelo número de docentes dessa instituição.

As proporções de docente por aluno e de estudantes e professores internacionais são indicadores que mostram a qualidade do ensino e o grau de internacionalização — a capacidade em atrair professores e alunos de todo o mundo, de proporcionar um ambiente multicultural e de favorecer o intercâmbio de ideias e práticas.

Confira a lista das 10 melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Rankings 2021:

Destaques das universidades britânicas:


Últimas publicações
Quatro bons motivos para estudar no Reino Unido
Festivais e competições britânicas
Você sabe o que é Foundation Year?

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!