4 bandas de rock que aproximam você do Reino Unido

Lisandra Matias – Jornalista

17/10/2020

Ouvir e saber mais sobre a história desses grupos musicais, representativos da cultura britânica, é uma maneira de conhecer mais o país

Uma forma de se familiarizar com o idioma e conhecer melhor a cultura de um país é por meio de sua produção artística. Aqui separamos quatro bandas de rock representativas da cultura britânica e que deixaram sua marca na história. Confira de onde são seus integrantes, quais universidades frequentaram e os principais prêmios e reconhecimentos que conquistaram na região.

The Beatles

Reconhecida como a mais famosa e importante banda de rock de todos os tempos, foi formada em 1960, em Liverpool, cidade portuária situada no noroeste da Inglaterra. Lá nasceram seus quatro integrantes: John Lennon (vocal e guitarra), Paul McCartney (vocal e baixo), George Harrison (vocal e guitarra) e Ringo Starr (vocal e bateria). No Liverpool College of Art estudaram Lennon e Stuart Sutcliffe, baixista original da banda. Os Beatles se transformaram no maior fenômeno da história do rock, atraíram multidões por todos os países pelos quais passaram e venderem uma quantidade estimada em mais de seiscentos milhões de discos. Trouxeram muito ecletismo para suas composições, com influências da música erudita, da música indiana e de outras vertentes da cultura pop. Como tudo na carreira deles foi superlativo, foram multi premiados, incluindo diversos Ivor Novello Awards, prêmio concedido anualmente pela Academia Britânica de Compositores a músicos do Reino Unido.

The Rolling Stones

Essa banda lendária, criada em 1962, em Londres, mantém uma incrível capacidade de se perpetuar. Sua formação mais duradoura inclui os fundadores Mick Jagger e Keith Richards, além de Ron Wood e Charlie Watts. Influenciados por diversos gêneros musicais, como blues e country, vem inspirando outros grupos até hoje. Mick Jagger nasceu em Dartford, cidade próxima a Londres, e foi estudante da London School of Economics, onde cursou contabilidade e finanças. Premiadíssimos, os Rolling Stones levaram, entre outros, o London International Awards.

Queen

A banda também foi formada em Londres, a partir do trio Smile, durante os anos de 1968 e 1969. Composta pelos músicos Brian May (guitarrista), Freddie Mercury (vocalista), John Deacon (baixista) e Roger Taylor (baterista), ela atinge sucesso internacional a partir de 1975, após o lançamento da obra: A Night at the Opera, que inclui a faixa Bohemian Rhapsody. Freddie Mercury ganha destaque pela qualidade da sua voz, com uma potência semelhante a de cantores líricos. Antes de integrar a banda, os quatro músicos foram estudantes universitários. Freddie Mercury cursou design gráfico no Earling Art College, Brian May estudou física e Roger Taylor odontologia no Imperial College London, e John Deacon fez Engenharia Elétrica no Chelsea College. O Queen foi laureado com diversos prêmios, dentre eles o Brit Awards, importante prêmio da indústria fonográfica britânica.

Coldplay

A University College London (UCL) está na origem do Coldplay, banda formada em 1996 por Chris Martin, vocalista e pianista, que cursava grego, o guitarrista Jonny Buckland, estudante de matemática, o baterista Will Champion, que fazia antropologia, e o baixista Guy Berryman, que cursou engenharia. O grupo alcançou sucesso a partir do lançamento do álbum Parachutes, indicado para o Mercury Prize como melhor álbum do ano do Reino Unido e Irlanda, e também com A Rush of Blood to the Head, vencedor do álbum do ano pela New Musical Express (NME), respeitável revista musical do Reino Unido.


Últimas publicações
Os talentos de Oxford
Quanto custa uma graduação no Reino Unido?
De malas prontas para o seu futuro profissional

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!