Festivais e competições britânicas

Conheça algumas tradições britânicas, que vão desde uma procissão com tochas à uma inusitada corrida de caracóis

Cada país tem suas tradições e maneiras diferentes de comemorar datas importantes ou até mesmo festividades regionais e com os ingleses não é diferente.

Tradições antigas e outras festividades mais modernas fazem parte dos momentos de alegria e descontração dos britânicos. Conheça alguns deles.

Burning of the Clavie: Conhecido também como Festival do Fogo Escocês, ninguém sabe como começou ou por que começou, mas claramente tem origens pagãs. Todo dia 11 de janeiro, os escoceses incendiam barris de uísque e levam para as ruas como uma fogueira, sinônimo de boa sorte para o ano que se inicia.

Up Helly: Mais uma tradição escocesa, que também acontece em janeiro, porém, somente nas Ilhas Shetland, região da Escócia, próxima da Escandinávia, que tem forte ligação com os Vikings e, desta forma, enaltecem a cultura deste povo. Os habitantes caminham em uma procissão, com tochas acesas e o tradicional Galley – Barco Viking – e depois ateiam fogo no barco. O festival conta com música tradicional e muita dança durante toda a noite que segue até o outro dia.

Pancake Day: Comemorado em fevereiro em diversas cidades do Reino Unido, os moradores comemoram a terça-feira de carnaval, pulando cordas e competindo em uma hilária corrida com panquecas em frigideiras, tradicionalmente comem também muitas panquecas neste dia, porque no dia seguinte começa o jejum da Quaresma.

Snail Racing: Essa inusitada competição acontece no condado de Norfolk, na Inglaterra. Os caracóis têm que “correr” de um círculo interno para outro externo e o caracol vencedor ganha bastante alface. Já os donos dos caracóis e demais participantes do evento se divertem com muita festa e um generoso churrasco ao final do dia.

Burning the Clocks: Festival que acontece em 21 de dezembro em Brighton, Inglaterra, para celebrar o Solstício de Inverno. Os moradores participam de uma procissão e levam lanternas, feitas de papel, em diversos formatos como dragões, criaturas míticas, alienígenas e em formato de relógios para representar a passagem do tempo. A festa termina com uma grande queima de fogos.

E aí… Qual dessas festas você gostaria de participar?


Últimas publicações
Profissões mais bem pagas no Reino Unido
Pós-graduação no Reino Unido
A origem do Chá das cinco