Para quem pensa em fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior, uma dica importante é conhecer como se estrutura o sistema educacional no país de interesse, entender as possibilidades em cada nível de ensino e as nomenclaturas correspondentes. Uma dúvida clássica se refere à diferença entre estudar em um college ou em uma universidade.
No Reino Unido, após o nível secundário (que corresponderia ao Ensino Médio no Brasil), os alunos continuam os estudos em colleges ou universidades. Os colleges equivalem, mais ou menos, às faculdades e aos institutos brasileiros. Eles oferecem uma formação mais focada em habilidades práticas e qualificações específicas para atuar em um determinado setor de atividade.
Essa formação mais voltada para um campo de interesse permite que o estudante ingresse no mercado de trabalho de forma mais rápida. Os cursos também têm uma duração mais curta — em geral, de um a dois anos. Mas esse período também pode funcionar como uma preparação acadêmica para entrar na universidade.
Outras vantagens em cursar um college são o custo mais baixo e uma estrutura mais flexível, incluindo cursos de meio período. Eles se destacam, sobretudo, em áreas como administração, direito, educação, artes, mídia e tecnologia.
As universidades, por sua vez, oferecem uma variedade maior de cursos de graduação (mais teóricos e mais generalistas em relação aos colleges) e de pós-graduação, como mestrados e doutorados. Também desenvolvem pesquisa, permitindo um maior aprofundamento dos alunos em suas áreas de estudo.
No entanto, vale lembrar que a denominação “college” também diz respeito à organização das duas mais tradicionais e renomadas universidades britânicas: Oxford e Cambridge. Elas se estruturam em torno de um modelo de instituições independentes e autogovernadas, o que está relacionado às suas origens — historicamente, elas surgiram a partir da união de diferentes instituições. Mas, no caso, eles oferecem formação universitária mesmo, assim como instituições que têm a palavra “college” em seu nome, mas são universidades, caso do Imperial College London.