Como escolher o curso quando você está indeciso?

Com milhares de opções cursos, como escolher o certo? Primeiro de tudo, você precisa ter bem claro a área profissional que pretende seguir. Se não tem ainda ideia do que deseja fazer, pode parecer uma missão impossível, mas felizmente, não é. Siga um processo organizado e você aumentará suas chances de tomar uma boa decisão.

Avalie-se

Antes de partir para a escolha da profissão certa, você precisa conhecer a si mesmo. Os seus valores, os seus interesses, as suas habilidades pessoais e aptidões, em combinação com o seu tipo de personalidade, tornam algumas profissões adequadas e outras completamente fora de questão.

Para coletar informações sobre o seu perfil use ferramentas de auto avaliação, faça testes vocacionais e de aptidão profissional e, subsequentemente, crie uma lista de ocupações que se encaixam bem com você. Pode ainda optar por procurar aconselhamento de profissionais especializados nesta área que podem ajudá-lo neste processo. A OK Student não faz orientação vocacional, mas se você já sabe a área que pretende seguir, seus consultores têm formação adequada e experiência para ajuda-lo a encontrar o curso perfeito para seus objetivos.

Faça uma lista de profissões para pesquisar

Provavelmente, neste momento, você terá várias listas de profissões à sua frente, geradas por cada uma das ferramentas de auto avaliação que usou. Deve agora juntar todas as profissões numa só lista.

Primeiro, copie as profissões que apareçam em várias listas para uma página em branco intitulando-a “Profissões a serem exploradas”. Suas auto avaliações indicaram que são uma boa opção para você, portanto vale a pena pesquisar mais sobre elas.

Em seguida, identifique outras profissões em suas listas que despertem seu interesse. Podem ser profissões que você conheça pouco e deseje pesquisar mais sobre elas. Deve incluir também profissões que lhe sejam desconhecidas porque numa pesquisa poderá aprender algo inesperado.

Explore as profissões em sua lista

Neste ponto, você terá conseguido restringir a sua lista para apenas dez a vinte opções. Agora procure obter informações básicas sobre cada uma delas.

Procure conteúdos com a descrição de funções e requisitos educacionais, de treinamento e de licenciamento. Pesquise acerca das perspectivas futuras da profissão já que algumas tendem a desaparecer ou a perder relevância. Use informações oficiais do mercado de trabalho para obter dados sobre salários e perspectivas de emprego.

Crie uma lista menor

Agora que já possui mais informação, restrinja sua lista ainda mais. Com base no conhecimento adquirido com as suas pesquisas, comece a eliminar as carreiras que não deseja seguir. Você deve terminar com duas a cinco ocupações na sua lista.

Se seus motivos para encontrar uma carreira inaceitável não são negociáveis, risquei-a de sua lista. Remova todas as profissões que tenham tarefas que não lhe agradem. Elimine profissões com perspectivas de emprego fracas. Livre-se de qualquer ocupação se não puder ou não estiver disposto a cumprir os requisitos formação ou outros, ou se você não tiver algumas das habilidades necessárias para ter sucesso nela.

Entreviste profissionais

Quando você tiver apenas algumas profissões restantes em sua lista, faça uma pesquisa mais aprofundada. Procure entrevistar pessoas que trabalham nas profissões em que você está interessado. Elas podem fornecer informações em primeira pessoa sobre as profissões que estão na sua lista final de seleção. Acesse suas redes, incluindo o LinkedIn, para encontrar pessoas com quem fazer essas entrevistas.

Escolha a sua profissão

Finalmente, depois de fazer toda a sua pesquisa, você provavelmente está pronto para fazer sua escolha. Opte pela profissão que você acha que lhe trará mais satisfação com base em todas as informações coletadas. Perceba que você poderá mudar a sua decisão em qualquer momento da sua vida, muitas pessoas o fazem ao longo da vida, errado será você continuar fazendo algo que não lhe estiver dando prazer. Fazer o que gosta representa cinquenta por cento de chances de você vir a ser bem-sucedido.

Estabeleça os seus objetivos

Depois de tomar a decisão sobre a profissão a seguir, trace suas metas de longo e curto prazo. Isso o ajudará a definir o caminho que deverá seguir para vir a conquistar o seu objetivo profissional. As metas de longo prazo normalmente levam de três a cinco anos para serem alcançadas, enquanto você pode cumprir uma meta de curto prazo em seis meses a três anos.

Na pesquisa que você fez, com certeza você anotou a formação acadêmica que precisa adquirir e outras formações complementares necessárias. Se você não tiver todos os detalhes, aprofunde mais a sua pesquisa. Depois de ter todas as informações, defina as suas metas. Um exemplo de uma meta de longo prazo seria concluir sua formação acadêmica. Os objetivos de curto prazo podem incluir a inscrição em faculdades e em programas de treinamento e estágios.

Elabore um plano de ação de carreira

Trata-se de um documento escrito onde você estabelece todas as etapas que se propõe cumprir para alcançar os seus objetivos. Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A ao B, depois a C e D. Anote todas as suas metas de curto e longo prazo e as etapas que você precisará seguir para alcançar cada uma delas. Inclua também as barreiras que possam atrapalhar o alcance de seus objetivos – e as maneiras de superá-las.

Isso pode parecer muito trabalho – e é. Mas é muito mais fácil criar uma carreira e atingir um objetivo quando você sabe o que deseja. Ao tomar essas medidas com antecedência, você economizará muita luta.

O curso certo

Fazer o curso certo poderá contribuir para você alcançar seus objetivos mais facilmente. Pode ser a chave para você vir a fazer aquilo que gosta de verdade, sentir-se realizado e ser mais feliz. Mas como encontrar o curso certo num volume de oferta de milhares de cursos?

Sim, são milhares. Mais de 43.000 opções de curso, 35.000 opções de graduação e 8.000 opções de pós-graduação disponibilizados por 131 universidades. Alguns você nem imagina existir, logo, jamais os procuraria. Para que consiga imaginar este cenário, damos o exemplo de uma pesquisa de curso de graduação em Matemática, encontramos cerca de 1.500 opções e dentre elas você encontra algumas que lhe podem parecer bem estranhas, mas, com certeza, são o curso perfeito para alguém:

  • Applied Mathematics
  • Applied Mathematics/Pure Mathematics
  • Business and Mathematics
  • Mathematics with Economics
  • Financial Mathematics
  • Mathematics and Computer Science
  • Education and Mathematics
  • Mathematics and Statistics
  • Mathematics and Physics
  • Accountancy and Mathematics
  • Mathematics and Philosophy
  • Actuarial Mathematics
  • Financial Mathematics and Statistics
  • Mathematics with Financial Mathematics
  • Mathematics with Computing
  • Computing and IT and Mathematics
  • Mathematics and Meteorology
  • Chemistry with Mathematics
  • Physics with Mathematics Education with QTS
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Building Stream) (STEM)
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Computing Stream) (STEM)
  • Science Technology Engineering & Mathematics (Environmental Stream) (STEM)
  • Discrete Mathematics

Na OK Student você encontrará consultoria acadêmica, prestada por profissionais com formação adequada, “experts” em ajudar a encontrar o curso perfeito que se encaixe com o sonho de cada um.