Idioma |

Portugal

Vantagens de estudar em Portugal

Excelência do ensino superior, facilidade do idioma, custo de vida reduzido e o clima ameno. O cenário também é favorável pela proximidade histórica entre Brasil e Portugal. 

Com várias universidades entre as melhores do mundo, estudar lá é garantia de aumentar seus conhecimentos e conquistar mais experiência pessoal e profissional. Um dos principais benefícios de Portugal é a qualidade de vida, e o custo de vida é o mais barato dentre todas as nações europeias.

Os processos de candidatura começam em janeiro, 9 meses antes do início do ano letivo. Por isso, ainda em dezembro comece a sua consultoria com a OK Student Brasil para conhecer os calendários das universidades pretendidas.

Lembre-se: a época ideal para se candidatar é a primeira fase, ainda em janeiro/fevereiro. Até sair o resultado você terá cerca de 6 meses para dar entrada no visto.

O processo para a candidatura envolve a análise curricular e uma entrevista. Um ponto positivo para os brasileiros, é que podem utilizar a nota no ENEM. Há 31 instituições de ensino que aceitam essa forma de ingresso.

A nota mínima costuma ficar entre 500 e 600 pontos, a depender da universidade.

Na maioria dos casos é necessário realizar o Ano Zero, que consiste em um período preparatório para ingresso na universidade e realizar as provas específicas da universidade. Não são todas as instituições que realizam provas diretas, por isso deve-se pesquisar se a universidade do seu interesse tem esse sistema. As anuidades são de alunos internacionais.

A grande vantagem para quem tem cidadania europeia é que as taxas anuais são as mesmas que um estudante nacional.

Para quem tem cidadania portuguesa, é preciso realizar o Concurso Nacional de Acesso, uma prova unificada, semelhante ao Enem. A prova é realizada anualmente e é usada como classificação para entrada na Universidade.

Também será considerada a nota no ensino médio, cursado no Brasil, mas é preciso realizar a equivalência das notas em uma escola secundária em Portugal.

Para quem tem cidadania europeia que não a portuguesa (como a italiana, espanhola, etc), pode fazer a candidatura realizar as provas específicas da universidade.

Procure um consultor da OK Student Brasil para uma consultoria acadêmica personalizada e saiba qual será o melhor caminho para o seu ingresso em uma universidade!

Você deseja estudar em Portugal?

Escolha outros destinos para estudar