Sonia Teixeira, gestora do departamento de exames de inglês da OK Student, empresa de consultoria para estudantes brasileiros que querem ingressar em uma universidade no Reino Unido, explica que o IELTS é realizado em instituições específicas que oferecem a avaliação, como o British Council, e a prova dura mais ou menos três horas.
O exame é bem completo e avalia quatro habilidades relacionadas à língua inglesa: listening (compreensão oral), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (conversação). O estudante obtém uma média geral e também uma pontuação específica em cada uma das quatro avaliações.
“O listening e o reading são compostos de 40 questões cada. No writing, o estudante deverá fazer duas composições, sendo um texto sobre um determinado tema e uma análise a partir de gráficos, diagramas ou tabelas. Já o speaking é dividido em três partes: perguntas pessoais; questão específica em que o candidato deve falar sobre um determinado assunto; e perguntas a partir do que foi exposto anteriormente”, diz.
Ela lembra que a OK Student oferece um teste diagnóstico online do IELTS, que identifica o nível de preparação do candidato para essa prova e os aspectos que precisam ser melhorados. Também são sugeridos links, do próprio IELTS, para desenvolver esses pontos.
Segundo Sonia, por ser um exame de grande importância, é fundamental que o estudante esteja bem preparado e não seja surpreendido com o tipo de exercício que é pedido. Ela sugere explorar livros e recursos audiovisuais em inglês e treinar questões no estilo do exame em sites e aplicativos. “Todos esses recursos vão ajudar na preparação e dar mais segurança para que o candidato tenha um bom desempenho na prova”.