Language |

O que move a expressão artística e possíveis variações de cursos nas universidades do Reino Unido.

Você que se interessa por cursos de artes, vai se interessar por este artigo!

Primeiro, vamos ter uma ideia do significado da palavra “Artes”. Com sua origem no latim e sua raiz grega em Téchne, traz o sentido etimológico de “uma habilidade adquirida”. Ou seja, a capacidade de reproduzir a realidade através de técnicas.

A arte surgiu com a necessidade dos grupos nômades de se comunicarem e alertarem os seus descendentes sobre os possíveis perigos do ambiente que viviam e onde conseguirem alimento para sobreviverem. Esta foi a primeira expressão gravada através das pinturas nas paredes das cavernas. A partir dar, começa a surgir a linguagem escrita e falada, os sons, os movimentos corporais e as experiências com as sombras, que vão desenvolver outras maneiras de se comunicar através de visões individuais e comunitárias. Para além da função social, passa a ser compartilhada a criatividade e as emoções dos indivíduos.

O caráter estético é incluído na arquitetura, na literatura, nas expressões corporais , musicais, na culinária e incorporado às tecnologias de computação.

Para quem se interessa em aprender mais sobre a história da arte e arqueologia poderá estudar este curso mais a fundo e entender o cenário social/político/religioso, que a sociedade viveu ou vive em determinado período. Esta é a disciplina para aqueles que desejam exercer a profissão de curador, crítico da arte ou gestor de museus, galerias, centros culturais e escolas de arte.

As artes visuais e plásticas retratam a realidade ou a imaginação através da pintura, a decoração e as artes cênicas, a dança e o teatro. Outras áreas: Música, coreografia, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos, artes gráficas 2D, criação de identidade visual e 3D, criação de modelos par projetos de eventos, construções e cenários, criação de animações, como “Cartoon and Comic arts”, culinária artística. Entre outros, mais focados em determinadas produções e matérias específicos, tais como adornos em prata, outro, vidro, cerâmica, marcenaria, gesso e muito mais!

Atente-se aos requisitos de entrada!

É muito importante que você sabia, que alguns cursos requerem experiência e demonstração de habilidades para ingressar. Além dos documentos padrões, os cursos de Design gráfico, Artes plásticas e outros relacionados a técnicas visuais e manuais, exigem uma apresentação prévia de suas capacidades e produções demonstradas em seu portfólio. E para os cursos de dança e música, realizar apresentações para os curadores responsáveis. Mas como esta é uma escolha subjetiva, e depende do ponto-de vista dos selecionadores, cabe a você, se candidatar a algumas universidades diferentes. Mas se você sabe que tem o talento, a afinidade, a aptidão e a motivação para o curso, terá a sua chance muito aumentada!