Idioma |

Vida de Estudante no UK

João Santos – aluno de Computer Science na University of Portsmouth

A experiência de estudar no Reino Unido é única e não se limita só a parte acadêmica, o aluno tem acesso a todo um ambiente estudantil próprio do país.

O dia a dia de um estudante no UK é muito preenchido. A experiência de ser um aluno universitário vai muito para além das salas de aulas, bibliotecas ou laboratórios. Significa também ter acesso privilegiado a um vasto conjunto de atividades extracurriculares , as quais podemos nos candidatar, levando a aquisição de novas competências. Pertencer à associação de estudantes, fazer voluntariado, participar nas iniciativas das atividades culturais promovidas pela universidade… O difícil é saber o que escolher!

A maioria dos cursos, são muito práticos. O objetivo é capacitar os alunos com competências adequadas ao mercado do trabalho . Normalmente, cada disciplina tem 3 aulas. Uma teórica e duas práticas por semana. Os alunos são desafiados a pesquisar e experimentar muitos conceitos sempre em busca de resultados e soluções para problemas propostos. Sem nem notarem, estão aprendendo como é trabalhar em equipe, transformar ideias em realidade e a errar muito, em um momento em que errar é fundamental para aprender de forma efetiva!

Encontre um part-time para chamar de seu!

Paralelamente à vida acadêmica, a maioria dos estudantes, cerca de 70%, tem um emprego em part-time, normalmente de 20 horas semanais com horários flexíveis . Existem várias necessidades e preferências, por parte dos estudantes. Uns preferem fins de semana outros dias de semana, sendo fácil conciliar com as necessidades das empresas, existindo a possibilidade de escolher os dias e horários que são mais vantajosos para trabalhar. Normalmente, é fácil encontrar um part-time! Numa loja, num restaurante, num bar, numa balada… é só procurar e querer trabalhar que se consegue ganhar no mínimo £560 por mês.

Organização é fundamental

A maior parte dos jovens que chegam ao UK, nunca tiveram a experiência de viverem sozinhos e organizar o dia a dia, então a maior dificuldade é … quando fazer e o que fazer! A organização e responsabilidade são muito importantes! Organização, para rapidamente saber onde estão os documentos, a roupa, os sapatos, por exemplo. Saber que chegou a hora de lavar a roupa suja, que é necessário ir comprar comida e fazer a lista das compras. Comprar de forma a poupar e não haver muitos desperdícios. Saber ordenar as prioridades!

A organização te permite ter tempo para tudo ! Tempo para ir às aulas, estudar, ter momentos de lazer e disponibilidade para trabalhar! A organização é fundamental para que possa tirar o maior proveito tanto da experiência profissional como acadêmica que você terá.

Qualquer estudante que venha para o UK com motivação e força de vontade, encontrará uma excelente oportunidade para desenvolver novas competências e ao mesmo tempo viver a grande aventura da sua vida !

Está gostando do conteúdo?

  • Então se inscreva em nossa 
  • newsletter e fique por dentro 
  • de todas as novidades!