Language |

Você quer entrar numa Universidade dos EUA? Fique atento às novas regras!

Assim como no Brasil, as universidades norte-americanas também utilizam do vestibular como método de seleção para os estudantes que desejam cursar uma graduação nos Estados Unidos, sejam eles nativos ou estrangeiros. 

O vestibular mais famoso do país é o SAT, que se assemelha muito ao ENEM, já que é aplicado da mesma forma em todo o país, e a nota final neste exame assegura a entrada em diversos cursos de diferentes universidades em todo o território dos Estados Unidos. 

O College Board, instituição responsável pela aplicação do SAT, está mudando algumas regras do exame, que passarão a valer a partir de 2023, portanto, fique atento às novidades:

– As provas do SAT passarão a estar disponíveis no formato digital, porém, ainda será necessário realiza-las presencialmente, nos pontos credenciados do College Board pelo mundo. 

– O tempo de realização da prova foi reduzido, e em 2023 passará a ser de apenas 2 horas. Em contrapartida, os estudantes terão uma pequena vantagem, por exemplo, utilizar calculadora no teste de Matemática em Inglês.

Segundo uma nota do College Board, “A pandemia acelerou nossa transição para o digital. Agora, parte do aprendizado dos alunos é feito digitalmente e o SAT não deve ser exceção”. 

Em 2021, o College Board realizou um teste sob as novas regras do exame, tanto nos Estados Unidos, quanto no exterior, e cerca de 80% dos estudantes que participaram avaliaram o formato como “menos estressante” e todos os educadores envolvidos consideraram que o resultado do teste foi positivo.

O aluno que for realizar a prova do SAT nos pontos credenciados poderá levar o seu próprio notebook ou tablet, se preferir. Além disso, o teste também terá mais datas para realização durante o ano, atualmente, o College Board disponibiliza 5 datas para realizar o SAT, e a partir de 2023, serão 7 datas!

O novo formato do SAT passará a valer em 2023 para estudantes que estejam fora dos Estados Unidos. Para os estudantes norte-americanos, o formato passa a ser adotado em 2024. 

“O SAT digital será mais fácil de aceitar, mais fácil de dar e mais relevante. Não estamos simplesmente colocando o SAT atual em uma plataforma digital, estamos aproveitando ao máximo o que a entrega de uma avaliação digital torna possível. Com a contribuição de educadores e alunos, estamos nos adaptando para garantir que continuemos a atender às suas necessidades em evolução”, disse Priscilla Rodriguez, vice-presidente de Avaliações de Preparação para Faculdades do College Board.

Segundo o College Board, mais de 100 mil alunos da América Latina e Caribe já realizaram o SAT desde 2016, quando foi lançada a versão atual do exame, e os brasileiros são um dos grupos que mais participam do processo seletivo. 

Apesar da mudança para a aplicação digital da prova, o sistema de pontuação do SAT permanece o mesmo, e a marca ideal para que se possa ingressar numa boa universidade dos Estados Unidos ainda é acima dos 1.600 pontos. 


Fonte: Valor Investe – Por Beth Koike, Valor — São Paulo